Clique no logo para visualizar o certificado
 
 


Logo ANEC

ANEC - Associação Nacional dos Exportadores de Cereais

A Cugnier Certificadora é associada a ANEC - Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, que possui o propósito de promover o desenvolvimento das atividades relacionadas aos grãos e cereais, bem como defender os interesses de seus associados perante autoridades públicas e privadas, e deu início à sua trajetória no dia 22 de junho de 1965.

Hoje, com meio século de experiência, conta com 40 empresas associadas, sendo 21 efetivas e 19 contribuintes. Dentre elas estão aquelas qualificadas entre as maiores e melhores do Brasil e do mundo.

 
 


Logo Bandeira Azul

Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é um selo concedido a praias, marinas e operadores de barcos de turismo sustentável desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985 e vem sendo implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente o Programa Bandeira Azul tem se tornado realmente global. No Brasil o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005 e a Cugnier Certificadora é credenciada pelo instituto para adequação de praias e marinas publicas e privadas para a Certificação Bandeira Azul.

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas marinhas e de água doce. O programa desafia autoridades locais, gestores de praia, de marinas e operadores de passeios de barco de turismo sustentável a buscar padrões elevados de gestão em seis categorias: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e informação, segurança e serviços, responsabilidade social e turismo responsável. Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um selo ecológico altamente respeitado e reconhecido pelo trabalho de reunir os setores ambiental e do turismo a nível local, regional e nacional para garantir sustentabilidade no turismo.

 
 


imagem_organico

Certificação de Produtos Orgânicos

A Cugnier Certificadora é um Organismo de Certificação de Produtos, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, sob o número 029 /SC – da Coordenação de Agroecologia - COAGRE e está apta a certificar a produção primária vegetal e processamento de produtos de origem vegetal.

A Cugnier certificadora realiza a modalidade de certificação por auditoria, que consiste em um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente de terceira parte, com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço, está em conformidade com os requisitos especificados.

 
 

OGM

Certificação não OGM

A Cugnier Certificadora realiza a certificação de alimentos e derivados como livre de Organismos Geneticamente Modificados - OGM, mediante a coleta de amostras em todas as fases do processo produtivo e envio para ensaios laboratoriais, assegurando a total ausência de OGM nos produtos comercializados.

 
 


Logo CIDASC

CIDASC - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC, é voltada à execução de ações de sanidade animal e vegetal, a preservação da saúde pública, a promoção do agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Assim como no Paraná, em Santa Catarina a Cugnier também foi a primeira empresa habilitada a prestar serviços de inspeção sanitária em diversos setores do agronegócio catarinense. Valendo-se de anos de experiência, a Cugnier e sua equipe de veterinários é reconhecida nacionalmente pela qualidade dos serviços prestados.

 
 


imagem-mapa

Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO

A Cugnier Certificadora é acreditada como um Organismo de Avaliação da Conformidade pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para certificação de produtos, norma ABNT NBR ISO/IEC 17065, sob o número OCP 125. Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência da Cugnier Certificadora para realizar a certificação de produtos, conforme escopo acreditado.

A certificação é um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente de terceira parte, com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço, que está em conformidade com os requisitos especificados.

Saiba mais em: http://www.inmetro.gov.br/organismos/index.asp

 
 

Logo COVENIN

COVENIN - Comissión Venezuela de Normas Industriales

A Comissión Venezuela de Normas Industriales é o sistema normativo venezuelano que determina regras para a prestação dos serviços de empresas certificadoras internacionais, responsáveis pela inspeção de mercadorias destinadas às exportações para Venezuela. Todas as importações governamentais venezuelanas do Brasil são inspecionadas e certificadas pela Cugnier, considerando-se que o conjunto de normas Covenin abrange todos os produtos importados pela Venezuela.

 
 


Logo CRCC

CRCC - Certificado de Registro e Classificação Cadastral

A Cugnier atua há mais de 10 anos no mercado de Cuba e é representante da Cubacontrol para inspeções de produtos no Brasil.

Sobre a Cubacontrol:
O CRCC - Certificado de Registro e Classificação Cadastral é um sistema no qual todas as unidades da Petrobras mantêm informações periodicamente atualizadas sobre as empresas aptas à fornecerem bens/serviços à Petrobras em toda a cadeia produtiva.
Trata-se de uma certificação rigorosa, que contempla aspectos relacionados a Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Saúde e Segurança Ocupacional. Além disso, considera diversos requisitos relacionados a estrutura física de instalações, equipamentos, experiência no segmento de atuação com comprovação (Atestados de Capacidade Técnica emitidos por clientes), competência técnica de colaboradores e requisitos financeiros e legais.
A Cugnier Certificadora encontra-se em um seleto grupo de empresas brasileiras certificadas pela Petrobrás através do CRCC, com competência para a realização de inspeções técnicas complexas, garantindo o cumprimento de contratos firmados e cronogramas propostos.

 
 


Logo DRS

DRS - Declaração de Registro Simplificado

O DRS - Declaração de Registro Simplificado é um sistema no qual todas as unidades da Petrobras mantêm informações periodicamente atualizadas sobre as empresas aptas à fornecerem bens/serviços à Petrobras em toda a cadeia produtiva.
Trata-se de uma certificação rigorosa, que contempla aspectos relacionados a Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Saúde e Segurança Ocupacional. Além disso, considera diversos requisitos relacionados a estrutura física de instalações, equipamentos, experiência no segmento de atuação com comprovação (Atestados de Capacidade Técnica emitidos por clientes), competência técnica de colaboradores e requisitos financeiros e legais.
A Cugnier Certificadora encontra-se em um seleto grupo de empresas brasileiras certificadas pela Petrobrás através do DRS, com competência para a realização de inspeções técnicas complexas, garantindo o cumprimento de contratos firmados e cronogramas propostos.

 
 


Logo GAFTA

GAFTA - Grain & Feed Trade Association

Grain & Feed Trade Association – GAFTA, constitui uma associação internacional de comércio, localizada em Londres, que tem por objetivo principal promover o comércio internacional de commodities agrícolas e proteger os interesses dos seus membros. O GAFTA possui mais de 1400 membros em 86 países. Esta associação permite que a Cugnier realize inspeções de grão para o Mercado Internacional.

 
 


Logo IFIA

IFIA - International Federation of Inspection Agencies

IFIA – International Federation of Inspection Agencies (Federação Internacional de Agencias de Inspeção) – constitui uma organização não-governamental com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, que congrega as 40 maiores empresas de análise, inspeção e certificação do mundo.
Esta organização tem como objetivo melhorar os métodos, normas, procedimentos e regras de segurança utilizados por seus membros na prestação de serviços. Além disso, busca promover o reconhecimento global do valor, confiabilidade e integridade dos serviços. As empresas associadas à IFIA estão comprometidas em: manter os mais altos padrões de qualidade na aplicação de normas técnicas e profissionais adequadas para todos os aspectos de seu trabalho; Implementação de programas de garantia de qualidade e de métodos adequados em todos seus setores; Adesão a todas as convenções internacionais de segurança aplicáveis e ao cumprimento de todas as Diretrizes e Código de Ética IFIA.
Fundada em 1982, IFIA está sediada em Londres, sendo uma organização sem fins lucrativos. O Presidente da Cugnier, Sr. Luiz Cugnier, é membro do conselho da IFIA e único representante do Brasil e da América Latina. A IFIA está registrada na Inglaterra, com número de registo 1641984, IVA registrado GB 626 4250 53.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

A Cugnier Certificadora dentro de sua Política Integrada de Gestão, possui como principal objetivo de negócio o cumprimento da legislação nacional e Internacional, e exige que seus colaboradores demonstrem integridade e honestidade em todas as suas relações.
Desta forma, possuímos um Código de Ética e Conformidade que reflete a abordagem da Cugnier Certificadora para os assuntos relacionados a Governança Corporativa.

Ética
A Cugnier Certificadora dentro de sua Política Integrada de Gestão, possui como principal objetivo de negócio o cumprimento da legislação nacional e Internacional, e exige que seus colaboradores demonstrem integridade e honestidade em todas as suas relações.
Desta forma, possuímos um Código de Ética e Conformidade que reflete a abordagem da Cugnier Certificadora para os assuntos relacionados a Governança Corporativa.
Esta abordagem está de acordo com o Código de Conformidade do IFIA International Federation of Inspection Agencies (IFIA - Federação Internacional de Agências de Inspeção), que objetiva melhorar o status da profissão, assegurando que cada membro do IFIA obedece a elevados padrões de conduta profissional ao longo de sua Organização, assegurando o seu comportamento ético e a integridade de seus serviços.
Todos os nossos colaboradores devem assinar uma declaração confirmando seu entendimento e comprometimento com o Código de Ética e Conformidade da Cugnier Certificadora.
A Cugnier Certificadora, visando garantir a eficácia da implementação de seu Código se submete a uma avaliação anual independente conduzida por auditores externos.

Nossos princípios:
1 - Integridade:
A Cugnier opera de forma profissional, independente e imparcial em todas as suas atividades.
A Cugnier executa suas atividades honestamente e não tolera qualquer desvio de métodos aprovados e procedimentos. Onde os métodos de ensaio aprovados fazem provisão para tolerâncias em resultados, a Cugnier assegurará que tais tolerâncias não são abusivas para alterar os resultados de testes atuais.
A Cugnier reporta dados, resultados de testes e outro material de fatos em boa-fé e não os altera inapropriadamente, e só emite relatórios e certificados que corretamente apresentem os resultados atuais, opiniões profissionais ou resultados obtidos.

2 Conflitos de Interesse:
A Cugnier evita conflitos de interesse com qualquer entidade em que tenha um interesse financeiro ou comercial, ou que é requerido para prover serviços.
A Cugnier evita conflitos de interesse ou influência indevida entre suas empresas e / ou divisões envolvidos em atividades diferentes, mas que podem estar provendo serviços ao mesmo cliente ou um ao outro.
A Cugnier assegura que seus funcionários evitam conflitos de interesse com as atividades da Cugnier.

3 Confidencialidade:
A Cugnier trata todas as informações recebidas no curso da prestação dos seus serviços comerciais como confidenciais na medida em que tais informações não tenham sido publicadas, geralmente disponíveis para terceiros ou de outra forma em domínio público.

4 Anti-suborno:
A Cugnier proíbe a oferta de pagamento, ou a aceitação de um suborno de qualquer espécie, incluindo propinas em qualquer parcela no pagamento do contrato.
A Cugnier proíbe o uso de qualquer rota ou canal para a provisão de benefícios impróprios para, ou recebimento de benefícios impróprios de: clientes, agentes, contratantes, fornecedores, ou funcionários de qualquer parte, incluindo oficiais do governo.

5 Comércio Justo:
A Cugnier só apresenta-se e conduz Marketing, incluindo quaisquer comparações ou referências a concorrentes ou aos seus serviços, de uma forma que é verdadeira e não enganosa, ou suscetíveis a induzir ao erro.

Linha Direta
Para apoiar nossas Políticas e facilitar a investigação sobre possíveis impropriedades, a Cugnier Certificadora dispõe de um endereço de e-mail onde qualquer pessoa pode informar anonimamente quaisquer práticas de trabalho ilegais ou antiética. Todas as denúncias são investigadas com medidas corretivas de acordo com a procedência.
Também é possível realizar sugestões, críticas ou comentários.
Entre em contato através do email a seguir: etica@cugnier.com

Declaração de Cumprimento do Código de Ética e Conformidade da Cugnier Certificadora
COD 1 - Código de Ética e Conformidade - Cugnier Certificadora
COD 1 - Code of Ethics and Compliance - Cugnier Certificadora
ANEXO A Declaração sobre Controles Internos

 
 


 ifoam.png

IFOAM - International Federation of Organic Agriculture Movements

A Cugnier Certificadora é membro associado da Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica (IFOAM - International Federation of Organic Agriculture Movements), fundada em 1972 na França por Roland Chevriot (Nature et Progrès), Lady Eve Balfour (UK Soil Association), Kjell Arman (Swedish Biodynamic Association) e Jerome Goldstein (Rodale Institute), com o objetivo de coordenar ações a nível internacional para disseminação de dados científicos e experimentais relativos a agricultura biológica.

Atualmente, cerca de 800 membros em mais de 100 países estão afiliados ao IFOAM, que trabalha ativamente com entidades internacionais tais como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD), além de governos de diversos países, promovendo e estabelecendo padrões para a agricultura orgânica.

 
 


Logo IQNET

IQNET - International Certification Network

IQNet - The International Certification Network (Rede Internacional de Certificação), sediada em Bern/Suíça, está ativa desde 1990 e possui mais de 40 organizações de certificação, com mais de 200 subsidiários em todo o mundo. Cada um desses membros é líder em sua região e coletivamente, por meio da IQNet, representam a rede mais extensa e respeitável de organismos de certificação do mundo.

Saiba mais em:
LOGO_ISO9001.jpg

ISO - International Organization for Standardization 9001

A Cugnier possui o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela norma ISO 9001. A ISO 9001 é um conjunto internacional de normas de padronização e tem como objetivo melhorar a gestão da empresa, mediante o cumprimento de certos requisitos. Através da norma ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, melhora a prestação de serviço ao cliente, e também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes.

 
 
 


Logo ONIP

ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) atua como fórum de articulação e cooperação entre as companhias de exploração, produção, refino, processamento, transporte e distribuição de petróleo e derivados, empresas fornecedoras de bens e serviços do setor petrolífero, organismos governamentais e agências de fomento.
Criada em 31 de maio de 1999, a ONIP é uma organização não-governamental, de direito privado e sem fins lucrativos, que reúne todos os segmentos que atuam no setor de óleo e gás. Sua estrutura organizacional foi concebida para que o desempenho de suas funções se processe de forma colegiada e participativa.

A principal missão da ONIP é maximizar o conteúdo local no fornecimento de bens e serviços, com base em uma cooperação competitiva para garantir uma ampla igualdade de oportunidades para o fornecedor nacional, ampliando a geração de renda e emprego no País.

 
 


Logo ONU

Pacto Global das Nações Unidas

A Cugnier Certificadora apoia o Pacto Global, que é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.

 
 
 


Logo MAPA Compliance

Programa de Fomento à Integridade (Compliance)/MAPA

(Portaria MAPA nº 705, de 07 de abril de 2017)
Por meio deste ato, esta Empresa, oficializa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a adesão às diretrizes do Programa de Integridade (Compliance) do MAPA, expressando total comprometimento na implementação das linhas fundamentais do programa, a saber: a) criação e aprimoramento de padrões de ética e de conduta, além de demais políticas, normas e procedimentos que forem necessários; b) aprimoramento e institucionalização de canais de relacionamento com a sociedade e de fluxos internos para seu tratamento; c) institucionalização de procedimentos e instâncias responsáveis pela apuração de denúncias e responsabilização civil e criminal de empregados, fornecedores e colaboradores; d) realização de ações de comunicação interna e externa e treinamentos aos empregados para disseminação das normas e conteúdos de que tratam os itens anteriores; e) implementação de outras ações voltadas para a gestão de riscos e controles internos, que contemplem o aprimoramento constante de processos de trabalho; e f) comprometimento efetivo com boas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade, contra a fraude e suborno e qualidade dos produtos disponibilizados no mercado.

 
 


Logo RESPONSABILIDADE SOCIAL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA

Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas, empresas públicas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

 
 


Logo SELO SOCIAL

Selo Social

O Selo Social é um programa desenvolvido pela prefeitura, em parceria com a Associação Empresarial (ACII) e os Conselhos Municipais da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Criança e Adolescente e do Meio Ambiente. O Selo Social tem por objetivo reconhecer e valorizar publicamente às iniciativas de empresas privadas que promovam o desenvolvimento socioeconômico de seus funcionários ou da comunidade na qual está inserida.
A certificação pelo Selo Social representa um importante diferencial empresarial, na criação de vínculo entre marca, produto ou serviço e os projetos sociais. A responsabilidade social da Cugnier a credencia no grupo especial de empresas certificadas pela Prefeitura Municipal de Itajaí como Agentes Sociais. O reconhecimento como empresa socialmente responsável, é fator de peso cada vez mais valorizado pelos consumidores.

 
 


Logo Nós Podemos

NÓS Podemos Santa Catarina

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram aprovados pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O acordo contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram aprovados pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Saiba mais em: http://nospodemos-sc.org.br/quem-somos/comites-locais/itajai/